Cartas Lisboetas te saúda

Bom dia, boa tarde e boa noite.
Sejam bem-vindos ao meu blog, ele foi criado partindo da ideia de uma amiga sobre a minha escrita.
Tentarei postar alguns momentos descritos por mim como uma carioca que resolveu há 9 anos viver em Lisboa.
Espero não decepciona-los, um abraço e sejam bem-vindos a minha pequena morada.
Lilia Trajano

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que vem a ser JUSTIÇA?

Indago a questão por que as vezes custa-me a crer que vivemos num mundo civilizado, em alguns lugares até democrático.

Começo por citar duas coisas da qual eu não aprovo e não suporto por nada deste mundo, a primeira delas é a INJUSTIÇA. Seja qual for a razão, o motivo ou os objectivos envolvidos eu não suporto a injustiça.

A segunda coisa da qual não aprovo de forma nenhuma é: INJUSTIÇA

Nessas duas semanas que seguiram, e na que estamos actualmente, ocorreu-me varias formas de verificar a falta de justiça, ou melhor dizendo, a injustiça cometida a alguém ou a varias pessoas, animais ou natureza.

Fato é que recebi a informação de que o João, mas conhecido pela alcunha de “Sapo” faleceu. E o que me chamou a atenção foi o fato dele ainda se encontrar no Instituto Medico Legal – IML, porque a família sendo muito pobre não tem condições de pagar o enterro.

Até para ser enterrado é preciso ter dinheiro, coitado daqueles que não tem e nem sequer tem amigos ou conhecidos a quem possa pedir auxilio.

Porque cito este caso como injusto? Simples, conheci o João, o “Sapo”, eu ainda era pequena, e desde que o conheço sempre o vi trabalhando, não tinha um emprego fixo, é certo, mas sempre correu atrás do seu sustento, nem que fosse um mero prato de comida. O João não tinha estudo, apesar de ter nascido no terreno que dava atrás da escola pública Paula Brito, na Favela da Rocinha. Cresci vendo o João, o “Sapo”, fazendo mil coisas para conseguir algum trocado, ora estava a trabalhar em uma obra, ora carregava lixo fora, ora carregava entulho, ora varria os becos e vielas da Rocinha, em troca de um pouco de qualquer coisa, um prato de comida quente, um pedaço de pão, ou uma moeda de 1 real.

É certo que nos últimos tempos a bebida tomou de tal maneira conta dele que ele já não dizia coisa com coisa, não sabia pra quem tinha feito o que, quem lhe devia dinheiro ou que já lhe havia  pago.

Não o culpo por agir de forma grosseira, porque ele estava doente, por que o alcoolismo é uma doença, e se não houver um tratamento serio a pessoa definha, e foi isso que aconteceu, e ele se foi.

Minha mãe que sempre lhe dava umas moedas para por o lixo fora ficou triste por saber que ele havia falecido e ela nem sequer lhe tinha pago o último saco de lixo que ele deitou fora (jogou fora) para ela.

A injustiça neste caso, na minha forma de pensar é que uma pessoa que fez tantas coisas na comunidade e ainda tinha que viver com as palavras de gozações, que muita gente fazia com ele pela aparência que ele tinha, e que por ter a aparência que tinha é que ficou conhecido como “Sapo”, olhos grandes, pés achatados e dedos largos tanto das mãos como dos pés.

Eu não acredito que numa comunidade tão grande como a Rocinha e com tantas instituições lá dentro, o “ Sapo”, ainda esteja a espera para ser enterrado. Alguns conhecidos, outros amigos em solidariedade a família do nosso amigo João, o “Sapo” resolveu utilizar os mecanismos das redes sociais para fazer alguma coisa, mas até agora, ele ainda não conseguiu ser enterrado. Será possível que no mundo em que a gente vive, é preciso ter que se humilhar até depois de morto para descansar em paz?

Eu deixo vocês aqui com estas reflexões e rezo para que o João, que tinha nome de santo: JOÃO BATISTA, o "Sapo", descanse em paz.


A segunda matéria que me tem deixado chocada e sem poder crer que é uma matéria real e que acontece no país onde eu nasci é sobre os acontecimentos na cidade de São Paulo, a falta de humanidade, a falta de pudor do Governo brasileiro e a falta de respeito da instituição, aqui neste caso menciono a policia Paulista. E o desrespeito aos direitos humanos me chocam. Que fique claro, o Governo do Estado de São Paulo é do PSDB, mas que no meu entender o Governo Federal que é PT também tem responsabilidades com o que acontece no país.

Tratar pessoas dependentes químicos como criminosos, pessoas pobres e desempregadas como delinquentes e criminosos, usar de força física, de arma químicas como, o gás de pimenta, bombas de efeito moral, não posso crer que estas cenas estejam realmente a ocorrer no Brasil.

A cidade paulista onde tem ocorrido tais barbaridades são: Cracolandia e Pinheirinho
Um país que se diz actualmente a 6ª maior economia do mundo, com um governo eleito pelo POVO de esquerda, e que vive numa democracia.

Não pode ser real, o país do Real a cometer tais barbaridades o que só tem comparação a países em guerra e com governo ditador.

Enfim, é este o país que dizem querer acabar com a fome, com a miséria e com analfabetismo, penso que a canção que o cantor e compositor Zé Ramalho fez resume com bastante clareza tudo isto: TO VENDO TUDO, Deus está vendo tudo.




Boa semana a todos.

Lilia Trajano

Lisboa, 25 de Janeiro de 2012

2 comentários:

Fernanda Paiva disse...

Cá estou, afinal seu pedido é uma agradável e bela ordem rsss, e Num dia interessante afinal INJUSTIÇA é algo que não suporto, dizem que tem haver com o signo, aquele que me ensinas-te não está só rsss, mas creio que o tema maior é a questão da falta de respeito para com irmãos menos favorecidos financeiramente, são essas coisas que tornam nosso país pequeno mesmo sendo uma grande nação e tendo coisas adoráveis... beijos no coração minha querida.

Lilia disse...

Obrigada minha linda menina Fernanda, penso que sim a Justiça é a marca do sagitariano, por isso qualquer ato de injustiça nos deixa arrasadas, um beijinho terno.